Dica de Leitura





As vidas de Chico Xavier

Título: As vidas de Chico Xavier
Autor: Marcel Souto Maior
Gênero: Biografia
Editora: Planeta
Pág: 270
Ano: 2003











Espíritos existem ou não? Vidência, mediunidade, psicografias, existem ou não? Se eu ou você, acredita ou desacredita, isso não vem ao caso, a questão é; Ele acreditava no que ele fazia! E a nós cabe apenas respeitar a crença alheia, quando esta é usada para fazer o bem ao próximo. Esse foi Chico Xavier, um homem iluminado por sua humildade e dotado de grande amor ao próximo. Sua vida não foi das melhores, perdeu a mãe quando criança, foi criado pela madrinha que mais parecia a madrasta da Cinderela, uma vida inteira de pobreza e sofrimento que ele transformou em superação.
O livro nos apresenta uma personalidade boba e submissa que a mim particularmente não causa  admiração, mas por outro lado, uma pessoa dotada de tanto amor que parece surreal ao ser humano, um ser tão iluminado, que nos transmite tanta paz, que ao fim do livro, indiferente da crença religiosa do leitor, é de se ter a convicção de que o mundo seria muito melhor se existissem outros "Chicos" Xavier entre nós. A história de vida dele vale a pena ser lida, contada e admirada, indiferente da sua condição religiosa, mas pelo bem que ele praticou em vida, uma vida inteira de dedicação e amor ao próximo.




O livro "Chico Xavier; A história do filme de Daniel Filho" Retrata os bastidores do filme; como surgiu a  ideia de gravá-lo, como foi a escolha dos atores, dos lugares onde foi filmado, entre outros detalhes, além de uma curta entrevista com o diretor Daniel Filho. Um livro de leitura fácil e rápida, pois tem mais fotos do que palavras, e nos ajuda a compreender um pouco do filme e o que se passava por de trás das câmeras. Não é indispensável, mas não deixa de ser interessante.






Título: Hiroshima
Autor: John Hersey
Gênero: Jornalismo, Guerra.
Editora: Companhia das letras
Págs: 172
Ano: 2002













O livro nos leva de volta a 6 de agosto de 1946, o dia em q os EUA lança uma bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima. Depoimentos de 6 sobreviventes nos permite imaginar o horror do desastre e sua capacidade de destruição por uma perspectiva mais humana, e não apenas como mais um capítulo de guerra dos livros de história. 
Cada sobrevivente conta como foi o momento da explosão e os momentos seguintes, o cenário de caos que tomou conta da cidade, as tentativas de socorrer os feridos, e como viveram dali por diante. A falta de auxilio do governo japonês, as dificuldade financeiras, sociais, de saúde, como cada um tentou reconstruir suas vidas, e 40 anos depois, como as sequelas da radiação ainda afetavam a vida dos sobreviventes e seus filhos. Depoimentos tristes, porém um bom livro, retrata os perigos das armas nucleares, as consequências da guerra e o descaso do governo para com seus civis, as principais e talvez únicas vitimas disso tudo.

A princípio a história dos sobreviventes da bomba era apenas um artigo para a revista americana "The New Yorker" lançado em 31 de agosto de 1946, porém devido ao grande sucesso, a matéria acabou se transformando em livro.



Título: Destruindo o planeta terra
Autor: Nivaldo José Chiossi
Gênero: Meio Ambiente
Editora: AM Produções Gráficas
Ano: 2009
Páginas: 224















Aqui o leitor é convidado a realizar o impossível – aquele projeto que sempre viveu guardado no coração, o emprego dos sonhos, o relacionamento que faz andar nas ruas. Entenda como tudo isso está só esperando pelo seu primeiro passo deixe o autor mostrar como dar esse salto. 


VIGIE SEUS PENSAMENTOS, PORQUE ELES SE TORNARÃO PALAVAS;
VIGIE SUAS PALAVRAS, PORQUE ELAS SE TORNARÃO ATOS;
VIGIE SEUS ATOS, PORQUE ELES SE TORNARÃO SEUS HÁBITOS;
VIGIE SEUS HÁBITOS, PORQUE ELES SE TORNARÃO SEU CARÁTER;
VIGIE SEU CARÁTER PORQUE ELE SERÁ O SEU DESTINO.

                                           (Frank Outlaw)